Um professor passa por desafios ao procurar emprego durante a pandemia.
Elenco:
Matheus Rocha (João)
Carol Mota (Maria)
Josi Varjão (Diretora)
Guim Vasconcelos (Recepcionista)
Direção e Roteiro: Matheus Rocha
Assistente de Direção: Lilih Curi
Produção Executiva: Lilih Curi e Matheus Rocha
Direção de Fotografia: Guim Vasconcelos
Trilha Sonora Original: Lucas Coji e Matheus Goiaba Almeida
Montagem/ Edição: Marcos Bau Carvalho
Produção: Kerolaine Batista, Guim Vasconcelos, Josi Varjão e Carol Mota
Direção de Arte: Matheus Rocha e Guim Vasconcelos
Designer/ Assistente de Produção: Silvio Souza
Som Direto: Cícero Dias e Josi Varjão
Mixagem/ Sound Design: Piratas F&M
Webdesign: Vicente Rodrigues
Colorização/ Finalização: Nelson Aguiar
Consultor de Roteiro: Djalma Calmon
Consultoria de Acessibilidade: Ednilson Sacramento
Apoio Financeiro: Portotec Contabilidade
Apoio: Coringart; Punk Hazard Studios; Facom - UFBA; LabCines
Distribuição: Segredo Filmes
Realização: Segredo Filmes e Me2 Produções.
ESCADAS aborda os temas da pessoa com deficiência e da acessibilidade através da vidade um professor cadeirante que sofre com problemas durante a pandemia. João, um jovem adulto aprende a lidar com as suas responsabilidades, mora com sua namorada Maria, uma estudante de produção cultural, que o cobra para que pague as contas. Ela não sabe o que João tem passado.
João não se restringe à condição imposta pela deficiência, de tal forma que encarna o arquétipo do herói, que age em favor próprio e de sua família. Entretanto, a tragédia dramática levanta a reflexão principal do filme: o impacto da falta de acessibilidade arquitetônica.
O protagonismo da pessoa com deficiência em ESCADAS se dá na frente e atrás das câmeras: Matheus Rocha, diretor, roteirista, produtor e também ator protagonista do curta-metragem, é cadeirante de verdade. Um manifesto anti-capacitista que representa a dor de uma parcela bem específica da população.
Produzido pela Me2 Produções em parceria com a Segredo Filmes.
Matheus Rocha 24 anos, cadeirante, é estudante de Comunicação – Produção Cultural da UFBA. Formado em cursos de Cinema e Roteiro. Fez a fotografia e montagem do curta Encontro Precioso (2018) exibido na Saladearte; e produziu Corre Mãos (2020) curta exibido no Festival Griot de Cinema Negro. Escreveu, dirigiu, produziu e atuou no curta Escadas (2021), em cartaz no SpCinePlay (Looke) e que estreou no Festival Entretodos com dois prêmios: Melhor Filme pelo Júri Técnico e Melhor Filme pelo Júri Popular.
24 anos, cadeirante, é estudante de Comunicação – Produção Cultural da UFBA. Formado em cursos de Cinema e Roteiro. Fez a fotografia e montagem do curta Encontro Precioso (2018) exibido na Saladearte; e produziu Corre Mãos (2020) curta exibido no Festival Griot de Cinema Negro. Escreveu, dirigiu, produziu e atuou no curta Escadas (2021), em cartaz no SpCinePlay (Looke) e que estreou no Festival Entretodos com dois prêmios: Melhor Filme pelo Júri Técnico e Melhor Filme pelo Júri Popular.